Igreja Transparente





Ela existe e fica em Hasselt, Bélgica.

“Reading Between Lines” (‘Lendo nas Entrelinhas’), conhecida como “Igreja Transparente” é um projeto da dupla Gijs Van Vaerenbergh,  parceria dos jovens arquitetos belgas Pieterjan Gijs (Leuven, 1983) e Arnout Van Vaerenbergh (Leuven, 1983). É um projeto em que o conceito de igreja tradicional é transformado em um “objeto transparente”.


Situada em uma paisagem rural belga, esta capela tem 30 toneladas de aço, 2000 mil colunas e 100 peças dispostas em camadas. O conjunto, que chega aos 10 metros de altura, assenta em betão armado.

Um material que à partida nada tem de orgânico, mas que consegue adquirir essa propriedade graças ao uso do intelecto humano, o que nos faz acreditar que mesmo com os materiais mais rudes se pode estar em sintonia com o ambiente e fazer estruturas formalmente agradáveis.




De longe, a inusitada construção possui um visual invisível, dando a impressão de flutuar. Basta chegar um pouco mais perto, no entanto, para entender o porquê desse efeito visual: as barras de aço que a sustentam são empilhadas umas sobre as outras com diversos espaços vazados. 






Os jogos de luzes e sombras proporcionados pela mudança das condições atmosféricas e da posição da Terra em relação ao sol podem permitir a quem esteja dentro da “igreja” ser mais sensível à espiritualidade e ao sobrenatural.







O projeto enfaticamente também transcende o estritamente arquitetônico. Afinal de contas, a igreja não tem uma função bem definida e se concentra na experiência visual em si (pode-se até considerar que seja um desenho no espaço). Ao mesmo tempo, a construção demonstra que essa experiência é uma consequência do projeto, que explicitamente refere-se às várias etapas da concepção.. Para além de que, a igreja não cumprindo sua função clássica,  pode ser entendida como uma reflexão sobre o patrimônio relacionado com a ocupação atual das igrejas da região (e seu potencial de reuso artístico).







Vídeo da construção da igreja, que teve sua estrutura montada em partes:




Ficha técnica:

·         Arquitetos: Gijs Van Vaerenbergh
·         Ano: 2011
·         Tipo de projeto: Religioso
·         Operação projetual: Projeto
·         Status: Construído
·         Materialidade: Metal
·         Estrutura: Metal e Concreto
·         Localização: Looz, Bélgica
·         Implantação no terreno: Isolado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, volte sempre!